Notícias
 
Notícias
 
 
30 abril 2018
Clube de Robótica da Escola Secundária Jorge Peixinho Campeão Nacional

O clube de robótica da Escola Secundária Jorge Peixinho “ESPJ na Robótica”, consagrou-se campeão nacional depois de ter alcançado o primeiro lugar na liga júnior RobôOeste de Seguimento de Linha na categoria dos 15 aos 19 anos, no Festival Nacional de Robótica 2018.

A nossa competição realizou-se nos dias 28 e 29 de Abril na cidade de Torres Vedras.

O evento, composto pelas ligas Nacionais júnior e sénior, contou também com a participação de equipas internacionais de mais 20 nacionalidades.

A edição de 2018 foi organizada e promovida pelo Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pela Sociedade Portuguesa de Robótica, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, pelo Instituto Politécnico de Leiria, pelo Ministério da Educação e pela Associação Nacional de Professores de Informática, e com o apoio da Presidência da República Portuguesa.

Paralelamente à competição,  decorreram as conferências internacionais de IEEE International

Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC).

A competição a que concorreu “ESPJ na Robótica”, era segmentando em três mangas com três pistas distintas. A competição era ganha pela equipa que somasse no conjunto das três mangas o menor tempo.

 A primeira e segunda manga realizaram-se no dia 28 de Abril e a terceira, a final no dia 29 de Abril.

 Logo na primeira manga “Autódromo do Estoril”, a concorrência foi surpreendida pelo desempenho da equipa da nossa Escola que realizou o primeiro tempo cronometrado, num tempo de 32 segundos, deixando a equipa “Cenatax3G” no segundo lugar com o tempo de 53 segundos e em terceiro lugar a equipa “CenatexEP” com o tempo de 1 minuto e 4 segundos.

 Depois de mais algumas afinações no setup e programação do seu Robot, a nossa equipa realizou a segunda manga na pista “Autódromo Monte Carlo” e classificou-se em segundo lugar com o tempo de 1 minuto e 35 segundos. Em primeiro lugar, nesta manga, ficou a equipa “Robot SSL” com o tempo total de 1minuto e 23 segundos e em terceiro lugar a equipa de “ Baião” com 1 minuto e 39 segundos.

 Para a última etapa do dia 29, a nossa equipa partiu para a competição final com uma vantagem  considerável face aos seus restantes adversários.

Na pista “Autódromo Suzuka” a “ESPJ na Robótica ” colocou um ponto final nas aspirações da concorrência, tendo, novamente, realizado o melhor tempo com 47 segundos. No segundo lugar ficou a equipa “Robot Sertã” com o tempo de 58 segundos e em terceiro lugar a equipa “Baião” com 1 minuto e 45 segundos.

O resultado final: 2 minutos e 53 segundos para a nossa equipa “ ESJP na Robótica”; 4 minutos e 51 segundos para a equipa “RobotSertã” e  5 minutos e 9 segundos para equipa “Baião”

foi revelador do domínio da nossa equipa.

A estreia auspiciosa do clube de Robótica da Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo foi memorável e demonstrativa do todo o empenho da nossa equipa que se consagrou campeã nacional na liga júnior.

Parabéns à “ ESJP na Robótica”!

Autódromo do Estoril

 

 

Autódromo Monte Carlo


 

 

Autódromo Suzuka

 

 
   

 

 

 

|

 
   
Nunca deixes de estar informado! Esclarece as tuas dúvidas!
  • CONTACTOS
  • Avenida José da Silva Leite
    2870-160 Montijo
    Portugal

  • TEL.: 21 232 62 80
    FAX: 21 232 62 82 / 88

  • geral@esjp.pt
    esc.sec.jpeixinho@mail.telepac.pt